sábado, 27 de abril de 2013

Aula de LITERATURA.

Este Blog está destinado para aulas de literatura, abordando um trabalho interdisciplinar para ser desenvolvido em sala de aula, utilizando uma mídia impressa.


TÍTULO DO PROJETO 

Literatura de Cordel

SÉRIE

7ª série  

TEMA 

O uso de mídia impressa na sala de aula na criação de um cordel sobre lendas gaúchas. 

DISCIPLINAS E CONTEÚDOS TRABALHADOS 

Língua Portuguesa: produção textual(poesias)
Literatura e História: lendas gaúchas
Educação Artística: ilustrações 

PROBLEMATIZAÇÃO 

Tendo em vista produzir um trabalho interdisciplinar para ser desenvolvido em sala de aula, utilizando uma mídia impressa, torna-se fundamental fazer alguns questionamentos como:

  • Pode-se dizer que hoje é consenso que deve ser trabalhado as mídias impressas para se desenvolver a competência global do aluno?
  • Pode ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar em sala de aula, utilizando um só tema?
  • A mídia impressa realmente contempla tal aspecto, na prática, criando um cordel? 

OBJETIVOS 

 O objetivo geral deste projeto é fazer com que o educando perceba a importância de utilizar mídia impressa em sala de aula. É através desse recurso que os alunos encaram a velha e nova realidade como um grande passo rumo à criticidade perante a sociedade. 

           Conhecer a Literatura de Cordel e sua cultura; 

            Ampliar o gosto pela leitura e pela produção textual; 

            Fazer exposição de folhetos de cordel na escola.  

JUSTIFICATIVA 

Este projeto tem como escopo investigar o conhecimento dos alunos sobre mídia impressa, pois essa proposta é uma excelente oportunidade de se lidar com a mudança nos mais diversos usos do cotidiano.  

            Justifica-se a opção por esse recurso pelo fato de que, a utilização desse recurso contribui no processo educativo dos educandos, pois possibilita um crescimento significativo na sua formação. Em se tratando de escola, sem dúvida, o trabalho com mídia impressa é de extrema importância, pois ao expor os educandos a diferentes construções consegue-se formar alunos mais autônomos e responsáveis pelo seu próprio aprendizado, isso sem falar na construção de seres humanos mais críticos e capazes de se expressarem em diferentes situações.

            Tendo em vista a sala de aula, acredita-se que esse projeto possa ser pertinente, pois mostrará a criação de um cordel. Assim, ao explorar a mídia impressa, o educador envolve os alunos em situações concretas de seu cotidiano, de modo a fazer com que eles consigam, de forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar. 
           

            METODOLOGIA 

·         Primeiramente mostrarei no projetor de slides alguns folhetos de literaturas de Cordel. Após, faremos a leitura de algumas poesias.

·         Irei levar os alunos na sala de informática, e iremos pesquisar a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel.

·         Imprimiremos algumas lendas gaúchas e na sala de aula compartilharemos. Esse será o tema escolhido para a criação de cordéis. 

·         Cada dupla irá elaborar seus próprios folhetos de Cordel, sobre o tema escolhido, que serão lidos em sala de aula.

·         Cada dupla irá desenhar imagens em folhas de ofício para servirem como páginas do livro. Essas imagens deverão ser conforme o tema e a poesia escrita.

·         As poesias serão copiadas nestas páginas, colocando o nome da dupla abaixo. Após será montado o livro.

·         Será feita uma exposição dos trabalhos dos alunos na escola. Para isso será preciso adquirir um varal e prendedores de roupa, pois os livros ficarão prendidos na corda.

·         Convidaremos todos os alunos que estudam nesse educandário para a exposição.
 

MÉTODO DE AVALIAÇÃO 

Conforme o Projeto Político Pedagógico, a avaliação tem por objetivo acompanhar o aluno durante o processo de construção do conhecimento, sendo esta de forma contínua, sistemática, diagnostica, cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A verificação do rendimento deve ocorrer durante o processo ensino/aprendizagem, utilizando-se de diferentes instrumentos. Durante todo o processo de pesquisa e construção, será avaliado o interesse, empenho, participação, incluindo a forma de tratamento no dia da exposição do material pesquisado.


CRONOGRAMA

 

Datas
Atividades
1.       
Apresentação de slides sobre folhetos de literatura de cordel.  2horas/Literatura
2.       
Laboratório de informática para pesquisa da origem da literatura de cordel. 2horas/Literatura
3.       
Leitura das lendas gaúchas e comentários. 2horas/História
4.       
Criação dos folhetos de cordéis e socialização em sala de aula. 3horas/Português
5.       
6.       
Desenho de imagens em folhas de ofício sobre o tema. 2horas/Educação Artística
Exposição dos trabalhos na escola. 2horas

 


MATERIAIS/ RECURSOS DISPONÍVEIS/ MÍDIAS UTILIZADAS 

Projetor de slides;
Laboratório de informática (internet, computador);
Mídia impressa (cordel);
Varal e prendedores de roupas.
 

REFERÊNCIAS 


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, língua portuguesa. Brasília: 1998.
 
 
Miniatura
 
 
Um vídeo interessante sobre Literatura de Cordel.
 

2 comentários:

  1. Ana, realmente é muito propício este tema de mídia impressa neste tempo que estamos vivendo. Sabemos que as tecnologias virtuais exercem hoje grande poder de influência sobre nossos educandos, porém, como tu bem colocaste, é necessário que valorizemos igualmente a instrumentalidade das mídias impressas.

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