TÍTULO DO PROJETO
Literatura de Cordel
SÉRIE
7ª série
TEMA
O uso de mídia impressa na sala de aula na criação de um
cordel sobre lendas gaúchas.
DISCIPLINAS E
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Língua Portuguesa: produção textual(poesias)
Literatura e História: lendas gaúchas
Educação Artística: ilustrações
PROBLEMATIZAÇÃO
Tendo em vista produzir um trabalho interdisciplinar para ser
desenvolvido em sala de aula, utilizando uma mídia impressa, torna-se
fundamental fazer alguns questionamentos como:
- Pode-se dizer que hoje é consenso que deve ser
trabalhado as mídias impressas para se desenvolver a competência global do
aluno?
- Pode ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar
em sala de aula, utilizando um só tema?
- A mídia impressa realmente contempla tal aspecto,
na prática, criando um cordel?
OBJETIVOS
O objetivo geral deste projeto é fazer com
que o educando perceba a importância de utilizar mídia impressa em sala de
aula. É através desse recurso que os alunos encaram a velha e nova realidade
como um grande passo rumo à criticidade perante a sociedade.
Conhecer a Literatura de Cordel e
sua cultura;
Ampliar o gosto pela leitura e pela
produção textual;
Fazer exposição de folhetos de
cordel na escola.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como escopo investigar o conhecimento dos alunos sobre
mídia impressa, pois essa proposta é uma excelente oportunidade de se lidar com
a mudança nos mais diversos usos do cotidiano.
Justifica-se a opção por esse
recurso pelo fato de que, a utilização desse recurso contribui no processo
educativo dos educandos, pois possibilita um crescimento significativo na sua
formação. Em se tratando de escola, sem dúvida, o trabalho com mídia impressa é
de extrema importância, pois ao expor os educandos a diferentes construções
consegue-se formar alunos mais autônomos e responsáveis pelo seu próprio
aprendizado, isso sem falar na construção de seres humanos mais críticos e
capazes de se expressarem em diferentes situações.
Tendo em vista a sala de aula,
acredita-se que esse projeto possa ser pertinente, pois mostrará a criação de
um cordel. Assim, ao explorar a mídia impressa, o educador envolve os alunos em
situações concretas de seu cotidiano, de modo a fazer com que eles consigam, de
forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja
alcançar.
METODOLOGIA
·
Primeiramente mostrarei no projetor de slides alguns
folhetos de literaturas de Cordel. Após, faremos a leitura de algumas poesias.
·
Irei levar os alunos na sala de informática, e
iremos pesquisar a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel.
·
Imprimiremos algumas lendas gaúchas e na sala de
aula compartilharemos. Esse será o tema escolhido para a criação de
cordéis.
·
Cada dupla irá elaborar seus próprios folhetos
de Cordel, sobre o tema escolhido, que serão lidos em sala de aula.
·
Cada dupla irá desenhar imagens em folhas de
ofício para servirem como páginas do livro. Essas imagens deverão ser conforme
o tema e a poesia escrita.
·
As poesias serão copiadas nestas páginas,
colocando o nome da dupla abaixo. Após será montado o livro.
·
Será feita uma exposição dos trabalhos dos
alunos na escola. Para isso será preciso adquirir um varal e prendedores de
roupa, pois os livros ficarão prendidos na corda.
·
Convidaremos todos os alunos que estudam nesse
educandário para a exposição.
MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Conforme o Projeto Político Pedagógico, a avaliação tem por objetivo
acompanhar o aluno durante o processo de construção do conhecimento, sendo esta
de forma contínua, sistemática, diagnostica, cumulativa, prevalecendo os
aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A verificação do rendimento deve ocorrer durante o processo ensino/aprendizagem,
utilizando-se de diferentes instrumentos. Durante todo o processo de pesquisa e
construção, será avaliado o interesse, empenho, participação, incluindo a forma
de tratamento no dia da exposição do material pesquisado.
CRONOGRAMA
Datas
|
Atividades
|
1.
|
Apresentação de slides sobre folhetos de literatura de
cordel. 2horas/Literatura
|
2.
|
Laboratório de informática para pesquisa da origem da
literatura de cordel. 2horas/Literatura
|
3.
|
Leitura das lendas gaúchas e comentários. 2horas/História
|
4.
|
Criação dos folhetos de cordéis e socialização em sala de
aula. 3horas/Português
|
5.
6.
|
Desenho de imagens em folhas de ofício sobre o tema.
2horas/Educação Artística
Exposição dos trabalhos na escola. 2horas
|
MATERIAIS/ RECURSOS DISPONÍVEIS/
MÍDIAS UTILIZADAS
Projetor de slides;
Laboratório de informática (internet, computador);
Mídia impressa (cordel);
Varal e prendedores de roupas.
REFERÊNCIAS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Terceiro
e quarto ciclos do ensino fundamental, língua portuguesa. Brasília: 1998.
Um vídeo interessante sobre Literatura de Cordel.

Ana, realmente é muito propício este tema de mídia impressa neste tempo que estamos vivendo. Sabemos que as tecnologias virtuais exercem hoje grande poder de influência sobre nossos educandos, porém, como tu bem colocaste, é necessário que valorizemos igualmente a instrumentalidade das mídias impressas.
ResponderExcluirParabéns Ana Paula!
ResponderExcluir